Manter as tarefas de gestão fiscal dentro do prazo é um desafio para diversas empresas. Nesse contexto, terceirizar as atividades pode ajudar na conformidade, e os serviços do BPO financeiro são excelentes para atingir esse objetivo.
Com o BPO, é possível terceirizar atividades relacionadas a processos financeiros, contábeis e de gestão de folha de pagamento. Os serviços são realizados por profissionais especializados e qualificados para cumprir as normas vigentes no país.
Quer saber mais sobre como o BPO financeiro pode ajudar a prevenir problemas fiscais na sua empresa? Acompanhe este artigo e saiba mais sobre esses serviços!
O que é o BPO financeiro?
O BPO financeiro vem do inglês Business Process Outsourcing, que significa Terceirização dos Processos de Negócios. Isso implica que algumas tarefas de gestão que são realizadas pela empresa podem ser terceirizadas, de forma automatizada, sem prejuízo, e com vantagens para o negócio.
Entre os principais serviços que são delegados ao BPO financeiro, é possível mencionar:
- gestão de contas a pagar e a receber;
- emissão de notas fiscais;
- conciliação bancária;
- gestão de fluxo de caixa;
- gestão de documentos;
- emissão de relatórios financeiros.
Com isso, a empresa pode focar em core business e em suas especialidades. Consequentemente, torna-se mais fácil aprimorar cada vez mais os processos internos que levam ao desenvolvimento do negócio.
Como funciona o BPO?
O BPO funciona como todos os serviços de terceirização, porém, como o adicional de automatização de demandas repetitivas. As tarefas são delegadas a uma empresa ou um profissional especializado no tipo de atividade. Após uma análise detalhada das necessidades da empresa, é possível desenvolver um planejamento personalizado de como seguir com os processos.
Desse modo, a empresa faz uma parceria com o BPO e estabelece prazos, atividades e demandas a serem cumpridos. A terceirizada, por sua vez, deve se responsabilizar por efetuar as tarefas com eficiência, agilidade, precisão e segurança.
Na gestão financeira, após os serviços de BPO, é possível contar com análises do desempenho da empresa, relatórios que oferecem insights relevantes para decisões e projeções para melhorar o planejamento dos investimentos.
Mais que isso, é possível organizar os processos relacionados à gestão das obrigações fiscais. Isso garante a conformidade da empresa em relação às normas vigentes e previne problemas com a Receita Federal e os demais órgãos fiscalizadores.
Como o BPO financeiro automatiza a gestão de obrigações fiscais?
O BPO financeiro é um serviço moderno e inovador para otimizar os processos relacionados às finanças e à gestão fiscal da empresa. Com a automatização de determinadas tarefas, é possível ter acesso a uma variedade de benefícios.
A seguir, saiba mais sobre o que a sua empresa pode ganhar ao contratar um BPO financeiro para automatizar a gestão de obrigações fiscais!
Redução de erros
Os sistemas automatizados oferecem menos chances de erros em tarefas repetitivas, além de maior precisão e menos tempo de execução. Consequentemente, é possível ter mais produtividade nesses processos.
No caso da gestão fiscal, ajuda a manter as obrigações em dia, cumprir prazos e reunir as informações que não podem faltar nas declarações e nos relatórios. Além disso, favorece a pontualidade nos pagamentos.
Organização de pagamentos de impostos
Por falar nisso, a gestão tributária também é aprimorada, uma vez que os sistemas ajudam a reunir os principais impostos que devem ser pagos em um determinado período. Com isso, é possível se organizar financeiramente e até mesmo automatizar os pagamentos para prevenir atrasos.
Vale a pena destacar que a pontualidade do pagamento tributário é fundamental para prevenir multas e autuações. Sendo assim, a conformidade fiscal é garantida com muito mais praticidade.
Gestão de fluxo de caixa
O BPO financeiro vai muito além de tarefas de gestão fiscal. O sistema ajuda também a gerenciar as entradas e saídas do caixa, de acordo com os mais variados períodos de análise.
Esses registros também são muito úteis para manter a conformidade fiscal, pois permite ter mais precisão sobre o faturamento e o lucro real. Desse modo, é possível fazer o pagamento das alíquotas corretas dos impostos incidentes sobre o que a empresa recebeu em um determinado intervalo de tempo, como mensal, trimestral ou anual.
Além disso, a gestão de fluxo de caixa pelo BPO financeiro ajuda a fazer projeções e, com isso, identificar oportunidades de crescimento para a empresa. Dessa forma, torna-se viável fazer mais investimentos com maiores chances de sucesso e até mesmo buscar fontes de crédito.
Planejamento para evitar inadimplência
A gestão de contas a receber também se torna mais eficiente com o apoio do BPO financeiro. Com isso, é possível gerenciar melhor as cobranças aos clientes, principalmente em casos de atrasos nos pagamentos.
O sistema ajuda na emissão de boletos, notas fiscais e até mesmo notificações para diminuir os riscos de inadimplência dos clientes. Além disso, oferece e se integra a soluções para promover o pagamento pendentes.
Vale destacar que o BPO também é ótimo na emissão de relatórios e demonstrações sobre os indicadores de desempenho. Com isso, a empresa tem mais recursos para fazer a análise da situação e investir em soluções e decisões estratégicas para cada caso.
Qual o papel da tecnologia na eficiência do BPO financeiro?
A terceirização pelo BPO financeiro é impulsionada pela inovação tecnológica. Sendo assim, o papel das ferramentas digitais é aumentar a eficiência das tarefas e reduzir o trabalho manual.
Como consequência, promove o aumento da produtividade, da precisão e da eficácia na finalização de demandas. Esse processo ajuda a otimizar tempo e a ter mais recursos para analisar o desempenho da empresa.
Vale mencionar também que a automatização de tarefas fiscais é muito útil para prevenir complicações na regularização da empresa. Sendo assim, a tecnologia é uma aliada na promoção do negócio e na prevenção de novas despesas por problemas com o Fisco.
Em outras palavras, investir em BPO financeiro é uma excelente maneira de manter a pontualidade das obrigações fiscais e evitar multas. Além disso, ainda é possível desfrutar de uma série de vantagens com a automação de demandas relacionadas aos setores de finanças e contábil.
Gostou deste artigo? Confira mais conteúdos sobre gestão contábil ao seguir as nossas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube!